Git --local-branching-on-the-cheap
Chapters ▾ 1st Edition

1.4 Primeiros passos - Instalando Git

Instalando Git

Vamos entender como utilizar o Git. Primeiramente você deve instalá-lo. Você pode obtê-lo de diversas formas; as duas mais comuns são instalá-lo a partir do fonte ou instalar um package (pacote) existente para sua plataforma.

Instalando a Partir do Fonte

Caso você possa, é geralmente útil instalar o Git a partir do fonte, porque será obtida a versão mais recente. Cada versão do Git tende a incluir melhoras na UI, sendo assim, obter a última versão é geralmente o melhor caminho caso você sinta-se confortável em compilar o software a partir do fonte. Também acontece que diversas distribuições Linux contêm pacotes muito antigos; sendo assim, a não ser que você tenha uma distro (distribuição) muito atualizada ou está utilizando backports, instalar a partir do fonte pode ser a melhor aposta.

Para instalar o Git, você precisa ter as seguintes bibliotecas que o Git depende: curl, zlib, openssl, expat e libiconv. Por exemplo, se você usa um sistema que tem yum (tal como o Fedora) ou apt-get (tais como os sistemas baseados no Debian), você pode utilizar um desses comandos para instalar todas as dependências:

$ yum install curl-devel expat-devel gettext-devel \
  openssl-devel zlib-devel

$ apt-get install libcurl4-gnutls-dev libexpat1-dev gettext \
  libz-dev libssl-dev

Quando você tiver todas as dependências necessárias, você pode continuar e baixar o snapshot mais recente a partir do web site do Git:

http://git-scm.com/download

Então, compilá-lo e instalá-lo:

$ tar -zxf git-1.7.2.2.tar.gz
$ cd git-1.7.2.2
$ make prefix=/usr/local all
$ sudo make prefix=/usr/local install

Após a conclusão, você também pode obter o Git via o próprio Git para atualizações:

$ git clone git://git.kernel.org/pub/scm/git/git.git

Instalando no Linux

Se você quiser instalar o Git no Linux via um instalador binário, você pode fazê-lo com a ferramenta de gerenciamento de pacotes (packages) disponível na sua distribuição. Caso você esteja no Fedora, você pode usar o yum:

$ yum install git-core

Ou se você estiver em uma distribuição baseada no Debian, como o Ubuntu, use o apt-get:

$ apt-get install git

Instalando no Mac

Existem duas formas fáceis de se instalar Git em um Mac. A mais fácil delas é usar o instalador gráfico do Git, que você pode baixar da página do SourceForge (veja Figura 1-7):

http://sourceforge.net/projects/git-osx-installer/


Figura 1-7. Instalador Git OS X.

A outra forma comum é instalar o Git via MacPorts (http://www.macports.org). Se você tem o MacPOrts instalado, instale o Git via

$ sudo port install git-core +svn +doc +bash_completion +gitweb

Você não precisa adicionar todos os extras, mas você provavelmente irá querer incluir o +svn caso você tenha que usar o Git com repositórios Subversion (veja Capítulo 8).

Instalando no Windows

Instalar o Git no Windows é muito fácil. O projeto msysgit tem um dos procedimentos mais simples de instalação. Simplesmente baixe o arquivo exe do instalador a partir da página do GitHub e execute-o:

http://msysgit.github.com

Após concluir a instalação, você terá tanto uma versão command line (linha de comando, incluindo um cliente SSH que será útil depois) e uma GUI padrão.